Dossiê MSF

msf

O Médico Sem Fronteiras é uma Organização Não Governamental (ONG) independente e comprometida na defesa dos direitos humanos e atua na área da saúde. A organização foi criada em 1971, na França, por jovens médicos e jornalistas, que atuaram como voluntários no fim dos anos 60 em Biafra, na Nigéria.

A Atuação do Médico Sem Fronteiras (MSF) é, acima de tudo, médica. A organização leva assistência e cuidados preventivos à quem necessita, independente do país onde se encontram. Em situações em que a atuação médica não é suficiente para garantir a sobrevivência de determinada população – como ocorrem em casos de extrema urgência – a organização fornece água, alimentos, saneamento e abrigo. Esse tipo de ação do MSF se dá prioritariamente em períodos de crise, onde o equilíbrio anterior de uma situação é rompido e a segurança das pessoas é colocada em risco. Desde 2009 a ONG se encontra na Síria devido a recorrente crise humanitária do país que gerou um colapso no sistema de saúde. A partir do agravamento da Guerra Civil na Síria, a ONG intensificou e diversificou os trabalhos em diversas províncias na Síria, e em países como a Turquia, Líbia, Iraque e Jordânia, onde estabelecem nesses países espécies de hospitais improvisados para atender as vítimas dos conflitos. Nos países que recebem maiores fluxos de refugiados,a presença do MSF é de extrema importância diante da grande tragédia humanitária que os conflitos vem causando.

A principal dificuldade encontrada pela ONG é a falta de segurança. Diversas regiões na Síria não podem ter acesso aos equipamentos e suprimentos médicos, e nem podem contar com a ajuda dos especialistas do MSF. Essas regiões, são majoritariamente dominada por grupos de oposição armada que lutam na Guerra Civil da Síria, e dificultam a entrada de reforços humanitários nessas regiões. Recentemente, com a crescente onda de extremismo no Médio Oriente, onde os rebeldes do Estado Islâmico estão decapitando estrangeiros que estão no continente para fins humanitários, a ONG sente-se mais refém dos terroristas, dificultando o desempenho do MSF na região. A ONG apela ainda para que a comunidade internacional se atente para a tragédia humanitária na Síria, e cobra mais empenho do Ocidente no fornecimento de ajudas humanitárias.

Deixe um comentário